O mel é o produto da simbiose perfeita entre a abelha e a flor. A seguir elencamos algumas das suas variedades:
Mel Silvestre
Sua composição ocorre por uma gama de plantas e flores. Em determinadas produções, se consegue identificar a flor predominante. Produzido na florada de novembro.
Mel de Laranjeira
Coloração clara, sabor leve com toque cítrico. Produzido na florada de setembro.
Mel de Assa-Peixe (ou Cambará)
A exemplo do mel de laranjeira, seu gosto é suave. Difícil de ser encontrado em decorrência das oscilações climáticas. Produzido na florada de agosto.
Mel de Eucalipto
Coloração mais escura (devido à quantidade de ferro em sua composição), sabor mais intenso e refrescante. Produzido na florada de fevereiro.
Geleia Real
Alto teor de nutrientes, muito utilizada com iogurte, saladas de fruta e smoothies.
Própolis
Desde o Antigo Egito é estudado em decorrência da gama de propriedades e por seus efeitos: cicatrizante, anti-inflamatório, antiviral, antioxidante, antibacteriano, etc.
Pólen
Assim como a Geleia Real o Pólen possui alto teor de nutrientes e se apresenta como alimento funcional completo.
Super Composto
Preparado com mel, própolis, romã, guaco e agrião. Indicado para combater aos catarros pulmonares crônicos, enfisemas pulmonares, tosse, bronquite, gripes, efeitos da nicotina. Usado como descongestionamento natural.
Hidromel
O hidromel é fermentado do mel, assim como, o vinho é fermentado da uva, o saque é fermentado do arroz e a cidra é fermentado de maças. O hidromel é uma bebida alcoólica, leve e saborosa, resultado da transformação dos açúcares do mel em álcool, seus principais ingredientes são o mel e a água. Indicado para consumir em temperatura entre 4ºC e 10ºC. Na Grécia Antiga era conhecida como o “Néctar dos Deuses”, muito apreciada também pelos celtas, vikings, saxões e romanos, como fonte de inspiração para os grandes questionamentos.